Resenha | O impulso, de Ashley Audrain

22 de janeiro de 2021 Renata Pamplona

E se sua filha não é quem você for... uma boa pessoa?

Sinopse: Blythe Connor está decidida a ser a mãe perfeita, calorosa e acolhedora que nunca teve. Porém, no começo exaustivo da maternidade, ela descobre que sua filha Violet não se comporta como a maioria das crianças. Ou ela estaria imaginando? Seu marido Fox está certo de que é tudo fruto do cansaço e que essa é apenas uma fase difícil.

Conforme seus medos são ignorados, Blythe começa a duvidar da própria sanidade. Mas quando nasce Sam, o segundo filho do casal, a experiência de Blythe é completamente diferente, e até Violet parece se dar bem com o irmãozinho. Bem no momento em que a vida parecia estar finalmente se ajustando, um grave acidente faz tudo sair dos trilhos, e Blythe é obrigada a confrontar a verdade.

Neste eletrizante romance de estreia, Ashley Audrain escreve com maestria sobre o que os laços de família escondem e os dilemas invisíveis da maternidade, nos convidando a refletir: até onde precisamos ir para questionar aquilo em que acreditamos?

Eu estava com medo de começar esse livro e certa sobre isso. A Ashley falou com meus maiores medos de ser mãe (quando ainda tinha "o sonho de ser mãe" e casamento (desse quesito me encontro vacinada).

O impulso é bruto. Soco atrás de soco. É tenso. Horripilante, ouso dizer. E não é para todo mundo.

Mulheres odiarão porque mostra um lado da maternidade e psiquê feminina que não querem que se espalhe. Afinal, qual melhor meio de manter mulheres em coleiras se elas não sabem o que as aprisiona?

Homens não darão três peidos porque fala de uma violência que eles jamais admitirão praticarem: a emocional.

Fox é a perfeita figura do homem cheio de expectativas e nada de responsabilidades. Não porque ele não cumpra o mais que dever de sustentar a família já que não quer que Blythe trabalhe (a mãe dele era a típica mãe dona de casa e vivia para amar os filhos e acolher o marido), mas porque ele só chega para ser a figura decorativa. O pai legal, permissivo, que ama a filha e acha que a mulher está louca. quantos Fox você já conheceu?

Blythe é uma personagem incrível. Tem uma vida tão triste. Aliás, ela, a mãe e a avó. Três mulheres massacradas por uma das ferramentas mais eficazes do patriarcado: o sonho e obrigação de ser mãe imposta à mulher.

E tem outra ferramenta: a busca da afeição por um homem.

Ela é solitária e só quer achar seu lugar, mesmo que o único lugar que aparenta estar disponível é nos braços de Fox. Ser mãe chega mais cedo do que ela espera no casamento, mas enfrenta como uma tarefa qualquer outra e quando Violet nasce, mas a menina desde bebê levanta receios não só dela, mas para Fox, a filha é perfeita.

São anos de abuso emocional que você, leitora, acompanha Blythe passando. São tantas suspeitas que você começa a duvidar de si mesma: Será se essa criança é má ou eu sou implicante?

A resposta...

O final me deixou com sede de vingança, mas com a certeza que foi uma viagem louca na montanha-russa de alguém no front da maternidade.

Uma leitura imperdível para quem romantiza a maternidade.

O impulso
Autora: Ashley Audrain
Tradutora: Lígia Azevedo
Editora: Paralela
Lançamento: 22/01/2021
Páginas: 328 (Edição física)
Compre na Amazon
4,0

Deixe uma resposta

Ray Cunha disse…
Olá,
Nossa, parece ser uma leitura no mínimo impactante, principalmente para nós mulheres.

Beijo!
www.amorpelaspaginas.com

Pausa Hot

Assine o PausaHot em